Pet_DP
O carinho que vem dos cães
Animais do Hospital Veterinário ajudam a amenizar a dor de quem precisa permanecer internado
Jô Folha -
Em meio a dificuldades, um conforto. Os pacientes do Hospital Escola da UFPel de Pelotas recebem toda segunda-feira a visita de cachorros do Hospital Veterinário da universidade. Pet Terapia, como é chamado o projeto que atua na casa da saúde desde 2014, leva alegria a quem “vive” no local.
Ada Maria Teixeira, 68, conta que está há 20 dias internada e há quatro meses sem ver sua cachorrinha, Xuxa. A felicidade no contato com os cães fica estampada na cara da aposentada. “É um momento muito feliz. É maravilhoso poder conviver com os bichinhos.” Para ela, esse contato ameniza a saudade de casa.
Caco, Sukita e Tina - os três cães que costumam visitar a instituição - são adestrados por alunos do Hospital Veterinário. Eles fazem parte de um time de onze cachorros que visitam locais como o Hospital Espírita e o Centro de Autismo, além de escolas da cidade.
Para a gerente de ensino e pesquisa do HE, Camila Barcelos, o contato melhora a qualidade de vida dos pacientes que estão resignados ao ambiente hospitalar. Camila conta que a triagem é feita de acordo com a possibilidade do interno sair do leito e se locomover até o ambiente em que estão os animais. Os benefícios, segundo ela, são evidentes. “O ambiente fica mais leve. Procuramos através dessa interação humanizar ainda mais o hospital”, diz.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário